domingo, 17 de agosto de 2014

O que é cultura?




Apresentamos aqui um pequeno texto com uma definição alternativa para o termo "cultura". A intenção do texto é convidar o leitor a pensar um pouco sobre o que esse termo significa na prática.






O que chamamos de "cultura" nada mais é que a Natureza se expressando através do ser humano. 

Cada região do planeta tem uma energia própria, que se manifesta através de seu solo, de sua flora e de sua fauna.  Todos esses elementos influenciam e são influenciados pelo que chamamos de “clima” da região; e nós, seres humanos, expressamos tudo isso através da “cultura”, pois a Natureza nos influencia em nossas construções, em nossa forma de cobrir o nosso corpo, na forma como nos expressamos através da fala; enfim, a energia de cada região do planeta se expressa através da Natureza, e é isso o que nossa cultura expressa.  Assim, uma cultura está diretamente relacionada à região em que ela surge. 

Quando culturas diferentes se encontram, geralmente ocorrem resultados positivos e também negativos.  Mas os resultados negativos só ocorrem porque muitas vezes uma cultura estrangeira tenta se impor sobre uma cultura local; desrespeitando tudo que a Natureza levou muito tempo para desenvolver.  Isso gera em nós um sentimento de angústia, vazio, perda e depressão, pois perdemos nossa IDENTIDADE CULTURAL. 

Quando essa identidade cultural é perdida, o ser humano deixa de entrar em contato com sua essência, cuja fonte é a energia da terra onde vive. 

Então tentamos pegar emprestados padrões culturais de outros povos, mas isso não resolve a questão. Devemos aprender a permitir que nossa terra se expresse através de nós, assim como faziam nossos ancestrais, pois é a única forma de encontrarmos equilíbrio e força para seguirmos saudáveis rumo a um futuro melhor.

“Somente aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar”
(Carl G. Jung)


Nenhum comentário:

Postar um comentário