sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A Flauta Uruá



A flauta Uruá é um dos instrumentos musicais considerados sagrados pelos povos indígenas e é mais conhecida por sua utilização na festa do Kwarup, no Xingu. Mas essa tradição já esteve ameaçada pela falta de matéria prima, o bambu que era usado em sua confecção.

Segue um trecho retirado do artigo da Embrapa, O bambu do Uruá, por Fábio de Oliveira Freitas, Sandra Beatriz Cerqueira Zarur, Dijalma Barbosa da Silva e José Nelson Lemos Fonseca. Esse artigo conta um pouco da história de como foi possível preservar essa tradição.

Características do bambu, do instrumento e seu uso.

Os instrumentos musicais utilizados pelos indígenas eram geralmente feitos de ossos, de cabaças, bambus, cascas de árvores e taquaras e decorados com penas e outros enfeites coloridos; muitos considerados sagrados. Os instrumentos mais conhecidos são o maracá, a flauta uruá, a trombeta de cuia e o trocano.

A flauta Uruá é tocada em dois eventos no Xingu: na festa do Kwarup, que de forma muito simplificada é a última homenagem ao morto, quando dois índios, acompanhados por duas virgens, passam pelas ocas tocando essas flautas gigantes; e durante a furação de orelha, que é um rito de passagem dos jovens.

As principais características da importância desse bambu para a confecção da flauta são: colmo bem reto, com pouca variação de diâmetro; parede de colmo resistente, mas fina e entrenó macio, permitindo que o mesmo seja furado com facilidade, para a passagem do fluxo de ar, ao longo da tubulação da flauta.

O nome indígena deste bambu é Taakuát, em tupi-guarani, ou Ianati, na língua Yawalapiti, sendo que a flauta recebe o nome de Uruá na língua Kamaiurá ou Wëpë, em Yawalapiti. Segundo o seu relato, este bambu era conseguido por meio de trocas com os Mehinaku e Juruna, sendo a primeira etnia localizada na parte mais ao sul do Parque, enquanto os outros ficavam no extremo norte. O bambu acabou em ambas.

Cada gomo do colmo possui ao redor de 40 a 50 cm de comprimento, sendo que a flauta fina, que é dupla, fica com mais de dois metros, a partir do encaixe de pedaços contendo dois gomos cada. Ela não possui “furos” para mudanças de nota musical, mas apenas um defletor bucal, que serve tanto par afinar o instrumento como para variar o som através de mudança da embocadura. A variação dos tons é também conseguida pela diferença de sons emitidos por cada um dos dois tubos, de tamanhos diferentes e, portanto, emitindo notas distintas.

Segundo relato dos mesmos índios, este bambu também é a matéria prima para a confecção de uma outra flauta, a chamada de Takuara, originalmente feita pelos Bakairi, antigos moradores do Parque, que migraram para outras regiões há tempos e hoje se encontram muito descaracterizados.

Os índios do Xingu aprenderam com os Bakairi diversas músicas, tocadas em cinco flautas de tubos simples, menores, de diferentes tamanhos, utilizadas na festa da Takuara. Hoje, só o pessoal do Xingu mantém a tradição das músicas aprendidas no passado com os Bakairi que, infelizmente, devido aos 500 anos de contato, já não conhecem seus cantos e festas tradicionais.

A importância cultural da flauta do Bambu.

Festas e rituais são conduzidos ao som de músicas projetadas por estes instrumentos. O jeito artesanal de confeccionar, afinar e tocar a flauta estava se perdendo, pela falta da matéria prima. Ao reencontrarem a matéria prima, tiveram a chance não apenas de produzir novos instrumentos, mas de perpetuar a sua cultura para a nova geração.



4 comentários:

  1. Olá... Matéria interessante, mas...as flautas que aparecem na foto acima e no filme NÃO SÃO flautas de Uruá.
    Elas são as chamadas "Taquaras" também chamadas de "Clarinetes do Xingu", e NÃO SÃO FLAUTAS.
    As flautas de Uruá são flautas duplas (e não simples como as mostradas acima). Além disso, são sempre tocadas por DOIS índios (e não por tantos, como nas imagens acima).
    Espero que as informações tenham ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro Paulo Salles!!! meu Pagé me pediu que fizesse um Clarinete do Xingu pra ele tocar; incluindo a Flautas de Uruá; se houver como me passar mais informações ou onde poderia encontrar detalhes de afinação e defletor bucal!!! valeu pelas informações acima; obrigado!!

      Excluir
  2. Eu queria saber como se faz a flauta Uruá
    ?????????

    ResponderExcluir