sábado, 9 de agosto de 2014

Alimentação indígena

  A alimentação indígena varia muito de região para região, exigindo muito conhecimento dos habitantes desses determinados locais. Grande parte do tempo é gasto com a alimentação, pois eles tem que caçar, coletar, preparar a terra para o plantio e ainda são responsáveis pela fabricação de todas as ferramentas utilizadas, sejam lanças, redes para pesca, até mesmo o tempo dispersado para cuidar dos animais, como galinhas e porcos.
  A roça é uma atividade em conjunto entre homens e mulheres e grande parte das tribos a utilizam. Os homens fazem o trabalho mais pesado, como a limpeza do local, tirar troncos de arvores que possam impedir o plantio e deixar a área pronta para o cultivo. As mulheres fazem os trabalhos mais delicados, como plantar os grãos de acordo com o clima e época do ano e fazer a sua colheita.
  A caça pelo contrário é uma obrigação masculina, pode ser feito individual ou coletivamente, o sucesso da caça depende muito dos conhecimentos que os indígenas tem dos animais que estão nos arredores das tribos, se são de hábitos diurnos ou noturnos e quais são os tipos de armadilhas utilizadas.
  A pesca pode ser feita por homens, mulheres ou pela família em conjunto. É muito importante em algumas aldeias, sendo base da alimentação.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário